Podcast do Cyro Masci

Biostress, sistema imunológico e psicossomática.

February 08, 2021 Cyro Masci
Podcast do Cyro Masci
Biostress, sistema imunológico e psicossomática.
Show Notes

Nosso sistema imunológico, e em consequências várias doenças, como alergia ou doença auto imune, são afetaas pelas experiências e sobrecargas da vida. Este é o assunto deste episódio, com informações baseadas no livro Biostress: Novos caminhos para o Equilíbrio e a Saúde de Cyro Masci.

A palavra BioStress é formada pela união dos termos Bio e Stress. Bio significa Vida, ou, de modo mais amplo, em harmonia com os princípios que regem a Vida. Esses princípios giram em torno do estado de equilíbrio obtido por meio de mudanças e ajustes. Já Stress é o nome disseminado para o conjunto de reações que nosso organismo lança mão a fim de enfrentar as ameaças e pressões.

A visão clássica de stress era estática e, como consequência, os objetivos de prevenção, tratamento e recuperação visavam basicamente o retorno a um estado anterior. Pois bem, Cyro Masci orienta a abordagem denominada BioStress a partir de uma visão dinâmica, com capacidade potencial de nos fazer retornar a um estado anterior e também de ampliar e readequar nossos limites.